nOSSOS SERVIÇOS

Cidadania Via Judicial

Como o nome já sugere, o pedido de Reconhecimento da Cidadania é feito judicialmente, a um Trubinal Italiano, por meio de advogado. Em média, o processo dura 24 meses. Nessa modalidade, é possível dividir os custos entre vários requerentes da mesma família e não é preciso sair do Brasil.

Cidadania Via Materna

Foi só a partir de 1948 que a Constituição Italiana estabeleceu a igualdade entre homens e mulheres. Antes dessa data, mulheres que se casassem com um extrangeiro, por exemplo, perdiam o direito de transmitir a cidadania italiana para os filhos. É por isso que famílias que tenham italianas na linha de descendência, nascidas antes de 1948, obrigatoriamente, precisam pedir judicialmente o reconhecimento desse direito.

cidadania espanhola

A Cidadania Espanhola é um direito de filhos e netos de cidadãos espanhóis. Atualmente com a lei de Memória Democrática, bisnetos também podem solicitar o reconhecimento. Mas desde que o neto ou neta do espanhol faça o pedido ao mesmo tempo. Os processos são individuais.

Assessoria Consular

Também oferecemos assessoramento pra quem vai fazer o Reconhecimento da Cidadania diretamente no Consulado Italiano, no Brasil. Criamos uma árvore genealógica exclusiva. Auxiliamos na emissão, tradução e apostilamento das certidões. Também analisamos e organizamos esses documentos. Além de orientarmos sobre o preechimento de procurações e formulários consulares que serão apresentados na data agendada para entrega no consulado.

Cidadania Portuguesa

A cidadania portuguesa é um direito dos filhos e netos de cidadãos portugueses. O tempo médio para finalizar o processo, em caso de filhos, é de 1 ano. Já para os netos de um português, entre 24 e 30 meses. O processo é individual. Os cônjuges de cidadãos portugueses ou residentes no país que cumpram os critérios também podem pedir a cidadania por naturalização. O processo dura, em média, 24 meses.

Análise de documentos

Esse serviço identifica possíveis divergências ou erros nas certidões que serão utilizadas no Processo de Cidadania. Em muitos casos, são necessárias retificações desses documentos, antes de dar entrada no pedido de cidadania, seja judicial ou administrativamente. Os erros mais comuns são na grafia de nomes, sobrenomes, datas e idades.

Pesquisa Genealógica

O que fazer quando não temos nem ideia de onde veio o nosso antepassado europeu? E aí que a entra a Pesquisa Genealógica. Um trabalho aprofundado de investigação e levantamento de dados que permite identificar e comprovar de uma família. Datas, locais de nascimento, sobrenomes. Informações oficiais e precisas que vão permitir a emissão das certidões a serem utilizadas no Processo de Reconhecimento da Cidadania.

Busca do Documento

Serviço de emissão e busca, em arquivos civis da cidades ou em igrejas italianas, das certidões atualizadas do antepassado. É um serviço utilizado por famílias que já têm informações precisas da origem do italiano ou italiana e precisam apenas da emissão de uma segunda via dos documentos.

Montagem de Pasta

Um serviço para as famílias que querem que a Gromboni também cuide de toda a etapa de emissão das certidões brasileiras, nos cartórios e igrejas. E, claro, também inclui a organização desses documentos e a logística de encaminhamento para as fases seguintes do processo.

Inscrição e/ou Atualização do AIRE

Todo cidadão italiano que mora fora da Itália por mais de 1 ano é obrigado a se inscrever no AIRE (Anagrafe Italiani Residenti All´Èstero). Somente as pessoas inscritas podem ser atendidas pelos Consulados Italianos e ter acesso à renovação do passaporte ou da carteira de identidade. A não inscrição ou atualização pode gerar multa.

Solicitação do passaporte italiano

O passaporte é o documento de viagem do cidadão. E no caso de um cidadāo italiano, um documento que permite entrar em 192 países, sem necessidade de visto. Para emissão é preciso morar na Itália, ou estar regularmente inscrito no AIRE, se for um italiano morando fora do país. Esse serviço inclui a orientação sobre os documentos necessários, preenchimento correto dos formulários e agendamento no setor responsável pela elaboração e emissão do passaporte.

Cidadania por matrimônio

A cidadania ou a naturalização por casamento é um direito de todo cônjuge de cidadãos italianos. 

Mas existem alguns requisitos a serem cumpridos, como tempo de casamento e conhecimento da língua italiana de nível intermediário, o B1.